Quem sou eu

Minha foto
alegre e adoro conviver com meus colegas,e com vocês meus seguidores

Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2011

           Mineração do Carvão
            Em Charqueadas , foram construídos : um lavador , uma fábrica de briquettes e um estaleiro .
             O carvão , extraído de Arroio dos Ratos era transportado até Charqueadas em trens , que passavam pelas ruas Salgado Filho , Rui Barbosa , José Athanásio e Distrito Federal.
              Em acidente na mina , um homem morreu eletrocutado num martelo elétrico de furar carvão , outro acidente foi de três pessoas que morreram numa gaiola no poço de ventilação . Onde era a descarga de carregamento de madeira de eucalipto , arrebentou o cabo da gaiola por motivos de super peso .
               Participaram de uma greve , para reinvidicar um salário melhor , quem comandou foram os líderes , Aldo Moreira (Baratão) , Pedroso e Jorge Brandão.
              O Arranca Olho era um armazém  que hoje não existe mais , ficava próximo ao Rioa Jacuí.
               Hoje Charqueadas é o município mais populoso da região Carbonífera , com cerca de 34 mil habitantes.
               Foi no ano de 1951 que começou a perfuração da mina de carvão. 
               Nas beiradas do Rio Jacuí existem duas grandes ilhotas , chamadas Ilha dos Marinheiros e Ilha da Paciência .
               Desde a década de setenta (70) , Charqueadas tem a sua economia baseada na produção industrial , com períodos de grande destaque , inclusive em nível nacional.  O triplé carvão -- energia -- aço , representado pelas empresas Copelmi , Eletrosul (hoje Tractebel) , Aços Finos Piratini (hoje Gerdau) , foi o carro -- chefe do desenvolvimento diferenciado da cidade . 
               Entre as grandes empresas que chegaram na cidade estão a GKN , Bellagres , Ciementos Rio-Grandense , TBS Blocos Estruturais , Marafon , Ciamont , Jacuí e MS . 

               A compra da Aços Finos Piratini pela Gerdau também representou uma grande ampliação na produção de aço .

Revolução de Avis

 .

    Esses grupos reuniram-se a D. João , irmão do rei falecido . Esse irmão , nascido fora do casamento oficial , era conciderado ilegítimo e não tinha direito à sucessão .
    D. João era mestre da ordem de cavalaria de Avis , por isso a luta contra a união entre Portugal e Castela também ficou conhecida como Revolução de Avis .

Hégina fuga de meomé de meca para medina

A elite coraixita comerciante (tribo da qual provém o próprio Maomé), que havia fundado Meca e que controlava a economia, perseguiu o profeta e seus seguidores porque o monoteísmo e a condenação à idolatria eram uma ameaça às intensas atividades comerciais que se davam na cidade.
politeísmo era difundido e a idolatria era também uma fonte de lucro.
Então, perseguidos, Maomé e seus companheiros foram para Iatrib (que depois passou a chamar-se Medina). Lá o profeta fez uma importante reforma social (comunidade muçulmana), constituindo alianças e unindo as tribos locais.
Sob o comando político, religioso e militar de Maomé, conquistaram Meca.
Depois da morte do profeta, que não deixou sucessores, ocorreram divergências, mas o Islã continuou se expandindo. Conquistaram aPérsiaBizâncio, a Península Ibérica, o Norte da África, entre outras regiões. Por fim, o Islã passou a controlar as principais rotas mediterrânicas.

Postagens populares